Seminário “Música Sacra em Évora no Século XVIII”

cartaz-seminarioRealiza-se no próximo dia 16 de Fevereiro, com início pelas 15h00 na Igreja de S. Vicente, o primeiro seminário do projecto Música Sacra em Évora no Século XVIII, associado ao Pólo da UÉ do Centro de Estudos de Sociologia e Estética da Música da FCSH/UNL. O evento irá apresentar o andamento dos trabalhos de investigação, em musicologia histórica, centrados no fundo musical da Sé de Évora. Os diversos tópicos abordados por cada um dos intervenientes irão ajudar a problematizar e confrontar os primeiros dados do fundo, visando a reconstrução narrativa do panorama musical eborense de setecentos.

Programa

15h00 Abertura
15h10 Filipe Mesquita de Oliveira: “O testemunho da obra de Ignácio António Ferreira de Lima († 1818) no contexto dos fundos musicais da Sé de Évora”
15h30 Maria João Durães Albuquerque: ““A edição de música sacra em Portugal nos séculos XVIII e XIX”
15h50 Luís Henriques: “Música vocal na Sé de Évora no século XVIII: A continuidade polifónica na música para a Semana Santa”
16h10 Rita Faleiro: “Os salmos concertados de Miguel Anjo do Amaral: uma introdução às suas características estruturais e de instrumentação”
16h30 Discussão
16h50 Intervalo
17h00 Artur Goulart de Melo Borges: “Oldovino – Um organeiro genovês na Évora setecentista”
17h20 João Pedro Costa: “A prática instrumental na Catedral de Évora: As suas formações na segunda metade do século XVIII e primeiras décadas do XIX”
17h40 Vanda de Sá: “Paisagem sonora e património musical da cidade de Évora – Alicerces para um projecto interactivo de levantamento de dados em rede”
18h00 Discussão
18h20 Encerramento

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.